sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

A ORIGEM DO BODYBOARD



Meus amigos, depois de alguma pesquisa achei que seria pertinente colocar no blogue a origem do desporto que nos leva a momentos de tão pura Diversão/Tensão/Limites/Natureza. Sendo assim aqui vai:



Dizem que foi em 1973 que o surfista americano Tom Morey estava no mar com a sua prancha de surf quando de repente, surge uma onda enorme.Ele remou e quando começou a dropar a onda, que parecia ser perfeita, esta fechou e partiu a sua prancha de surf ao meio. Morey não perdeu tempo e com apenas uma das partes, remou para outra onda deslizando deitado até a areia. Ao perceber que com aquela prancha mutilada também conseguia cortar as ondas e realizar algumas manobras, resolveu continuar a praticar o surf deitado e, na oficina que possuía na garagem de sua casa, Tom fabricou algumas pranchas de fibra bem menores.

Está certo que a fibra não era muito confortável, mas a sensação era maravilhosa. Com o passar do tempo, o surfista criou um modelo de borracha que deu certo. Logo, alguns americanos começaram a utilizar estas prancha que inicialmente foram chamadas de MOREY BOOGIE, devido ao seu inventor que tratou de patentear a marca. No Brasil, O Morey Boogie chegou por volta de 1979, com Marcos Cal Kung e João Manoel, que aos poucos foram introduzindo o novo desporto nas praias cariocas. Surgiram outras marcas de pranchas concorrentes ao Morey Boogie. O formato continuava o mesmo, mas estas passaram a ser desenvolvidas com outro tipo de material que se adaptava melhor às ondas e facilitava a alternância de manobras. O desporto passou a ser chamado de Bodyboarding e o primeiro campeonato aconteceu na praia niteroiense de Piratininga. A iniciativa foi de João Manoel, que depois fundou a ABBN (Associação Niteroiense de Bodyboard). Acompanhando a ideia Kung criou a AMBERJ (Associação de Morey Boogie do Rio de Janeiro). Outras Associações foram surgindo pelo país a fora, até que organizaram o primeiro campeonato brasileiro em 1988, que teve como campeão na principal categoria ( profissional ) o niteroiense, Paulo Esteves. Guilherme Tâmega, 1 ano mais novo do que Paulo, sagrou-se campeão na categoria amador. Nesta época já decorria o campeonato internacional de Pipeline (Hawaii). Uma única etapa realizada sempre em Janeiro e contava com a participação de atletas de todo o mundo. A competição ganhou estatuto de campeonato mundial e em 1994 teve o brasileiro Guilherme Tâmega no topo do podium, o primeiro brasileiro campeão do mundo em desportos desta categoria. No ano de 1996 foi constatado por uma revista de surf americana, que foram vendidas 1 milhão e 200 mil pranchas de bodyboard para 150 mil pranchas de surf. Isso significa que em pouco tempo o Bodyboarding estará a superar o surf não só em vendas e número de praticantes, mas também como desporto.



Eis a lista dos campeões mundiais dos últimos anos:
1982 Daniel Kaimi (Hawaii) 1983 Mike Stewart (Hawaii) 1984 Mike Stewart (Hawaii) 1985 No se celebró el campeonato del mundo 1986 Ben Severson (Hawaii) 1987 Mike Stewart (Hawaii) 1988 Mike Stewart (Hawaii) 1989 Mike Stewart (Hawaii) 1990 Mike Stewart (Hawaii) / Stephanie Pettersen (Brasil) 1991 Mike Stewart (Hawaii) / Glenda Kozlowski (Brasil) 1992 Mike Stewart (Hawaii) / Mariana Nogueira (Brasil) 1993 Michael Epplestun "Eppo" (Australia) / Stephanie Pettersen (Brasil) 1994 Guilherme Tamega (Brasil) / Stephanie Pettersen (Brasil) 1995 Guilherme Tamega (Brasil) / Claudia Ferrari (Brasil) 1996 Guilherme Tamega (Brasil) / Daniela Freitas (Brasil) 1997 Guilherme Tamega (Brasil) / Daniela Freitas (Brasil) 1998 Andre Botha (Sudáfrica) / Mariana Nogueira (Brasil) 1999 Andre Botha (Sudáfrica) / Karla Costa (Brasil) 2000 Paulo Barcellos (Brasil) / Soraia Rocha (Brasil)
2000 Guilherme Tamega (Brasil) / Soraia Rocha (Brasil).

Após tudo isto, apenas tenho uma coisa a dizer: OBRIGADO TOM MOREY!

Abraço a todos.

Fonte: http://www.geocities.com/hncg/historia/novoindex.htm

6 comentários:

Antonio Chagas disse...

Muito interessante sim senhor! :D

Táz lá Abreu! :D

Anónimo disse...

Epá...esta foi em ombros p'la porta principal da praça!!! Sim senhor, este blog tá a ficar BRUTAL!!! Viva nós!!! Grande manex!

Cruz disse...

não sei se malta não ligada, ou pelo menos pouco ligada, ao mar pode aqui entrar... Mas muito bem, vocês sois uma malta muita maluca.
Grandes fotos que eu vi. Já percebi que afinal não é só histórias e que realmente já dominam o processo.
Até já lições de história se dão. Qualquer dia este Abreu começa a dar conselhos de bodyboard por aqui:)
Continuem!
abraço

Anónimo disse...

Ah "granda" primo!!! Isto é um blog aberto ao pessoal, em geral, e ao mundo, em particular. :) Não te acanhes, é comentar sempre que apetecer. Abração

JPAbreu disse...

Amigo Cruz, és serás sempre bem vindo. Quanto às explicações de bodyboard... hummmmm! não me parece, fico só mesmo pelo gozo que este desporto me dá.

Um grande abraço,

Fico à espera de novos comentários

P.s. quando é que começas a entrar na onda com o pessoal?
Pede ao zé material e junta-te a nozes!!!

Rui Filipe disse...

...quem é o Silvano?!