Tarde é certo, mas melhor que nunca.
Foram confirmadas no final de 2008 3 etapas do circuito Mundial de Bodyboard a realizar em Portugal. Pelos vistos o "tio Mike" (actual presidente da IBA) tem um fraquinho pelas ondas do nosso Portugal.
As 3 etapas são as seguintes:
- Sintra Portugal Pro (26 a 30 de Agosto);
- Peniche (9 a 13 de Setembro);
- Viana do Castelo (12 e 16 de Agosto).
Portugal entrou definitivamente na agenda internacional do bodyboard. E esse reconhecimento traduz-se na recente homologação por parte da IBA – International Bodyboarding Association de novas provas do Circuito Mundial da modalidade a terem lugar nas praias da costa lusa durante 2009. São, ao todo, três, uma delas incluída no Grand Slam do campeonato do mundo.
Conforme a Federação Portuguesa de Surf já havia anunciado na passada semana, ao Sintra Portugal Pro do próximo ano (26 a 30 de Agosto), juntou-se entretanto a prova de Peniche (9 a 13 de Setembro), mas a mais recente novidade é a inclusão de Viana do Castelo no calendário do Circuito Mundial. Pela primeira vez anfitriãs do principal palco do bodyboard internacional, as praias da Costa Verde têm a sua etapa agendada entre os dias 12 e 16 de Agosto.
Ou seja, durante um mês centenas de atletas vindos do mundo inteiro vão reunir-se exclusivamente em Portugal para discutir pontos entre os melhores da modalidade, uma concentração de provas num período continuado do calendário que beneficia o país em termos de receitas turísticas e reconhecimento internacional.
A tudo isto há ainda que acrescentar uma das principais novidades para o próximo ano, nomeadamente o facto de a IBA ter constituído um Grand Slam com vista a intensificar a competição. Seguindo o exemplo de outros desportos de renome, o organismo que coordena o bodyboard à escala planetária decidiu criar um circuito paralelo ao Mundial de Bodyboard que inclui cinco provas consideradas emblemáticas em termos de grau de dificuldade e de prize-money, e o Sintra Portugal Pro é, em 2009, uma das etapas previstas para o dito Grand Slam, partilhando o calendário com as provas de Pipeline (Havaí, de 17 a 27 de Fevereiro), Brasil (Abril), Shark Island (Austrália, em Junho), El Confital (Canárias, em Dezembro). Cada um destas etapas vale 2000 pontos e a contabilização para o Circuito Mundial será feita com a escolha das quatro melhores pontuações obtidas em etapas do Grand Slam e duas melhores nas restantes.
Alguns números:
- 3 etapas do circuito mundial;
- 2 atletas a acabarem o World Tour no Top 16 Masculino (Hugo Pinheiro #6, Manuel Centeno #15);
- 3 atletas no top 28 Masculino (Manuel Centeno #6, Hugo Pinheiro #13, Silvano Lourenço #17);
- 2 atletas a acabarem o World Tour no Top 16 Feminino (Catarina Sousa #11, Rita Pires #12);
- 5 atletas a acabarem o ETB no top 10, entre eles o Campeão (Manuel Centeno)! Para quem é fraco de contas, meus amigos, 50% do top 10 europeu é PORTUGUÊS!!!
- 6 no top 10 Feminino, infelizmente o titulo fugiu-nos... Desta vez façam vocês as contas em termos percentuais.
Podia continuar até porque não foi só em 2008 que Portugal deu cartas a nivel mundial, mas acho que não vale a pena... Era continuar a bater no ceguinho!
Por todos estes factos e olhem que faltam MUITOS mais já que em free-surf, bom, é melhor não começar... Quem conhece alguns dos que por aí andam sem hipótese (ou sem interesse) de participar em campeonatos e que REBENTAM a escala só pela diversão, sabe bem do que estou a falar.
Será que o campeão mundial de 2009 é Português? Quem sabe... O Bynia também joga no Benfica :p
Fica o video do ultimo evento de 2008 em Pipeline (IBA Pipeline Pro)
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Não há mesmo 2 sem 3...
Publicada por Rui Filipe à(s) 6.1.09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
E eu sei que estão previstas mais 2 ou 3 mais ainda não estão confirmadas, e o nacional também vai ter surpresas :-)
Enviar um comentário