quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Vamos a votos

Acabada a votação acerca do bodyboarder mais marcante, Mike Stewart foi quem mais inspirou quem por lá deixou a sua opinião. Numa pequena amostra de 12 votos, Stewart teve direito a 5.
Ainda pensei em martelar a votação e meter o Tâmega à frente mas ñ faz mal, para a próxima fazemos uma votação só com 2 hipóteses, Tâmega ou Tâmega! ;)

Voltamos a sondar o pessoal... Desta feita: Pranchas!
Relativo é certo, mas queremos apenas saber opiniões, pontos de vista quando tomam a decisão de adquirir uma nova bomba!
Eu próprio recentemente comprei uma nova prancha e sabe Deus (e o Zé, e o Max, e o Barrela... entre outros) o quanto me custou decidir tão pouco o fabricante quanto mais o shape; o tamanho; até o raio do tail!
Tanta é a oferta que temos hoje em dia que se instalou a duvida "esta parece-me muito bem, mas... e aquela?! Também tem bom aspecto"...
Ao tentar esclarecer algumas das minhas duvidas percebi que a quantidade de materiais disponiveis para a construção de um bodyboard permite-nos obter pranchas bastante especificas. É tudo muito bonito, mas demasiado especificas se calhar também não é assim tão bom...

Será NMD e VS o mesmo produto? É apenas um golpe de Marketing?! Mas as Deeply não são feitas do mesmo modo, nas mesma fábrica? Então a qualidade é tão boa quanto...

Peço desculpa se não mencionar algum fabricante no qual gostariam de votar, mas os comentários servem para isso mesmo...

11 comentários:

Anónimo disse...

entao o barrela nao te bate pelo esquecimento da refresh??

Rui Filipe disse...

LOL
A Refresh não foi incluida porque além de estar ainda em desenvolvimento poucos são os que já tiveram oportunidade de as experimentar uma vez que só agora estão a ficar disponiveis nas lojas. O factor decisivo à minha compra na refresh foi mesmo o facto de ser uma custom, feita com tempo, especificidade e, penso eu, alguns cuidados que não se têm quando se produz uma prancha de série em que é mais "a despachar". Não descurando a qualidade de uma prancha de série, mas como são feitas alterações ao modelo original, tudo tem que ser revisto. Por exemplo, o wide-point numa 41,5" ñ vai ter o mesmo tamanho numa 42", todas as medidas são alteradas para manter a homogeneidade (fdx, mais 10 pontos p mim só por esta palavra!) do shape!
O shape é da VS Pierre, e se tivesse oportunidade de fazer uma VS Custom... Perdoai-me Barrela ;p
Faltam muitas outras marcas, mas penso que estas são as que realmente dominam o mercado.
Mas atenção, eu sou da Zambujeira, e esse pessoal é sempre de desconfiar... ;p

Ricardo Cartaxo disse...

Não tive uma boa experiencia com custom's. Na antiga lazer mandei fazer uma custom e a tabua nao veio la mto bem feita, para alem de nao durar nd pq ficou logo cheia de vincos, tinha um alto do stringer no meio do slick :P.
NMD e VS são a mm merda é só marketing.
Acho que hoje em dia as principais marcas produzem tabua com boa qualidade e bons acabamentos, recaido a escolha para o shape que mais gostamos. Para mim tamanho 41,5 ou 42, crescent tail quase recto, wide point quase a meio e nao mto largo, em PP e se possivel com rede, slick em Surlyn, que é o shape da VS Ben Player.

Rui Filipe disse...

Lembro-me dessa tábua cartaxo LOL
Epá, eu tive duas customs da Lazer e ainda hoje são pranchas... Não sou eu que as tenho mas a quem as vendi continuam a utiliza-las. São azares mano!
O pior de tudo foi quando em Sagres o Xico Pinheiro nos revelou que as Lazer não tinham Stringers de carbono mas sim tubos de plástico LOLOLOL tás a imaginar a minha cara e a do Zé a ouvir aquilo?!
Daí que eu tenha comprado Refresh, mas por eqt ñ meto as mãos no fogo pela marca, como já disse, é muito recente, sem historial, ainda é tudo uma grande incógnita... Até agora gostei (e muito) da prancha, mas nada me garante que não se vai embora em 2 tempos ;)
Daí que tenha dado o meu voto à Pride, a minha velhinha Dufaure de 2004 continua a flutuar e apesar de ñ ter a mesma rigidez continuo a conseguir surfar com ela. Problemas com a prancha=0! Todos os problemas são mesmo unica e exclusivamente da minha falta de jeito :)
Outra coisa que é sem duvida decisivo é o factor psicologico... Um gajo dá uma surfada com uma prancha que por acaso corre mal, fica-te na cabeça... entras a 2ª vez, tb ñ corre bem... à 3ª: "ñ me dou bem com a merda da prancha!". É isso e a pica que um gajo ganha com uma tábua nova :)

Bitoque clássico disse...

Conta a opiniao de alguem que ja nao surfar à meses? acho que nao...

Rui Filipe disse...

Conta a opinião de todos! É aproveitar eqt o Sócrates não tira o direito de opinar à malta... LOL
E já agora, tou a ver que vou ter k tirar a Science da votação ou k?! este pessoal tem algum fetiche o o Stewart só pode... DASSE ñ há paciência :p

Anónimo disse...

Então vou dar a minha opinião...não tenho uma marca de prancha favorita. Obviamente que hà umas que investem mais que outras na procura de novos materiais (porque acho que, tirando esse aspecto, a evolução das pranchas já não vai conhecer nenhum boom de evolução), enquanto outras se limitam a andar a reboque daquilo que as outras vão descobrindo. Agora tenho uma science; gosto muito da prancha, mas isso não quer dizer que não compre outra de uma marca diferente da próxima vez! acho que hoje se olha muito ao marketing e ao acessório e às vezes deixa-se a simplicidade do shape para 2º plano e, nesse aspecto, a mach 7-7 Mike Stweart é a referência (na minha opinião). Mais do que marcas, cores, marketing e capitalismo, o que importa mesmo é que as pessoas se divirtam, e nisso meus amigos, já vi muita gente mais feliz a fazer espumas numa prancha "sabonete" do que certas pessoas que têm pranchas e equipamento topo de gama!

Rui Filipe disse...

Ora lá está mano... O que é certo é que o Marketing resulta! Basta ver a votação que temos a decorrer, NMD e VS são a mesma coisa! O que é certo é que dessa forma cobrem muito mais mercado... Ora se fossemos por fabricante, por esta altura o Mez tava destacado.
Fu#$, esqueci-me da Morey, grd falha!

Anónimo disse...

Eu voto na pride não é que perceba alguma coisa disso mas a primeira vez que surfei foi com uma pride e apesar de nem sequer ser o meu tamanho diz-se por aí que até me safei :)
Carina

Anónimo disse...

Xissa, o Eusébio não tinha nenhumas Nike "XPTO" TOTAL90, coitadinho do senhor andava a jogar quase descalço e jogava melhor que muitas vedetas do berlinde da actualidade...
...LOOL...
Bem...agora a sério, eu acho que para alem do marketing, do preço de custo(para alguns, claro!!!),de todos os aspectos técnicos e de tipos de materiais, existe a parte estética, porque os olhos também comem meus senhores.
Uma prancha pode no meu ponto de vista ter muito bom aspecto e no final pode até nem valer um "c@r@#l&o" como pode ser o topo de gama para muitos outros...
Como experiência pessoal "negativa" muito recente tenho as WrRider com aquela mistura bombástica de materiais feitos de cenas cósmicas...Por acaso não comprei pois tive oportunidade de experimentar mais do que uma vez para confirmar que tinha os olhos trocados...
Mas meus "meninos" o mais importante não é o material com que se equipam, mas sim o "JEITO" que Nosso Sr. Jasus CrYst nos deu para por o cabedal em cima da esponjinha e deslizar que nem uns doidos por elas a baixo...portanto no meu caso, basta um bloco de esferovite ensacado com sarapilheira, pois nem com uma board "banhada a ouro" com dual stringer de platina fazia mais do que já faço...
Um Abraço Colectivo para todos os leitores que leram este post até ao fim,(vocês merecem um prémio por aguentar a minha fraca sensibilidade para a escrita!!!!)e também para todos aqueles que tiveram juízo e só leram o primeiro paragrafo...eu compreendo!!!

Boas Ondas ;-)

(PS: Isto de comprar pranchas é como arranjar namorada...se não experimentas a maquina umas poucas de vezes antes de a comprar, tens algumas (muitas no caso das "namoradas"...)possibilidades de não te adaptar...)

Rui Filipe disse...

Estrada, só tu para me meteres a rir às 8:30h da matina gândulo!
Vou utilizar essa deixa; "ah e tal temos k fazer o amor pq o Estrada diz que temos que experimentar o material!" ;)
Abraço