segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Esquerda ou direita?


Por obra sabe-se lá de quem, sou ambidextro. Para umas coisas utilizo a mão direita, para outras a esquerda. Nas ondas é igual...não sou muito esquisito: esquerda ou direita, pouco importa...e se vierem perfeitas, melhor! Este fim-de-semana foi uma chatice nesse aspecto. Eram tantas e tão boas que muitas vezes ficava indeciso...esquerda ou direita?

Nota: Depois de tantos fins-de-semana de expectativas mais ou menos defraudadas em relação ao que as previsões vaticinavam, este foi o fim-de-semana mais produtivo (no que às ondas diz respeito) dos últimos tempos... e um dos melhores do ano numa certa praia! Quem ficou na caminha com medo do frio não sabe o que perdeu: afinal estava-se melhor dentro de água que cá fora...nisto das previsões convém ver também as da temperatura da água.P'ra fins-de-semana "quentinhos" como este, dá um jeitaço :)

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Winny - Mini Series

Para quem gosta de voos com MUITO estilo, é impossível ficar indiferente a estes episódios em que a estrela principal é o aussie Winchester.

Passem pelo Podcast e vejam os 2 episódios já disponiveis... O 2º então é de bradar aos céus!

Agarrem-se bem às cuecas e cliquem aqui

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Elas estao de volta

spot: Rider:Henrique

Num certo dia fui até um certo pico na nossa costa, o que enconntrei foi de sonho....

terça-feira, 21 de julho de 2009

Isto sim mete medo!

Não faço a minima ideia de onde isto é, mas que mete respeito lá isso mete!!.
Dasse...

Abraço a todos,
António Chagas.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Deliciem-se

Dêm tempo para carregar o video, demora um bocado mas compensa deixar no pause e ver tudo de uma virada.
MUITO BOM!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Um video engraçado...

Fica aqui um video que dá uma boa ideia da perspectiva que um bodyboarder tem dentro de água

Mentawai Islands by Jaime Izquierdo from King Millenium on Vimeo.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Sozinhas

Finalmente parece que Neptuno voltou a dar sinais, dando estes dias boas ondas. Alguns sitios até quebraram sozinhos, á espera que algum vá la desbravar estes maravilhosos sitios que so a nossa costa oferece...




sexta-feira, 3 de abril de 2009

Novy @ NMD

A noticia ainda cheira a novo... E comunicada pelo próprio Michael Novy!
Novy faz oficialmente parte da equipa NMD para 2009, para os que quiserem podem aceder ao seu blog pessoal e ler a noticia em primeira mão aqui

segunda-feira, 30 de março de 2009

Refresh Dropknee Challenge

Infelizmente é só por convite... As boas noticias são que o pessoal pode fazer uns test-drives!
Vão ser apresentadas as S1 (podem dar uma espreita mais abaixo)! Um novo brinquedo para os amantes do DK que consiste num deck igual aos que já estamos habituados com a particularidade de ter um "slick" em fibra.




sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

No geral...

... Foi uma semana com algumas novidades.
A prova em Pipe que começou com altas ondas (como podem ver no vídeo abaixo) e por agora está em standby, imagine-se, por falta de ondas... Vá-se lá perceber o North Shore de Oahu (se fizessem o campeonato na Peralta já sabiam com o que contar!).
Apesar de tudo as bombas que por lá entraram foram de valor e possibilitaram bons momentos de acção.



Para quem quiser acompanhar a prova (Live!): http://ibaworldtour.com/live

Não tão alegres com as novidades estão Bajolo e Catarina Sousa... Ambos (os dois ;p) perderam o patrocinio da QuickSilver. A nivel nacional continuam Pitaça e Joana Schenker... Crise financeira ou psicológica?!

Por fim a grande novidade... O nosso grande amigo Zé vai editar um filme!!! Ah pois é... a novidade é tão bombástica que nem ele sabia! Mas agora que já está divulgado, tem que ir em frente.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Controversia @ Pipe

O estatuto de wildcard atribuido a Jamie O'Brien tem vindo a dividir opiniões...
Para alguns serve como uma forma de promover o desporto, para outros é visto como uma vaga que poderia ser ocupada por um bodyboarder que mereça a oportunidade.
Pipeline é a casa de Jamie (que praticou bodyboard em tempos), dizem ser quem melhor conhece aquele spot...
Uma coisa é certa, a etapa de Pipe vai ser realizada com ou sem Jamie! O espetáculo está garantido, mas... Concordam com esta decisão por parte da IBA algum tempo depois do Bodyboard ter sido excluido dos World Surfing Games? Será que era benéfico para o desporto?
Comentários com a opinião pessoal são bem vindos....

Em baixo, 3 minutinhos para conhecerem melhor Jamie O'Brien (dentro de água e com quilhas claro!)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Autismo = Perfeição?



Clay Marzo. Devo confessar que ainda que o nome me fizesse “soar algumas campainhas”, não sabia exactamente quem era. O que se compreende: tenho dificuldade em distinguir os “wonder kids” com que as revistas de surf nos bombardeiam mensalmente. Mais acrobacia, menos acrobacia, a certa altura torna-se difícil diferenciar quem é quem no concurso para “próximo melhor surfista do mundo”. Clay Marzo era, para mim, apenas mais um rapaz que passava mais tempo a voar por cima das águas do que a deslizar nas ondas. Preconceito. Escrevo “era” porque desde o número de Setembro da Surfer passei a saber com exactidão quem é o jovem havaiano. Entretanto, regressei ao Young Guns II, vi vídeos no YouTube, googlei o nome. Tudo motivado por um notável perfil traçado por Chris Mauro.
Comecemos pelo mais marcante. E o mais marcante não é o facto de Marzo, com apenas 18 anos, ser descrito como o equivalente a Dane Reynolds em goofy, mas, sim, ter-lhe sido recentemente diagnosticado a síndrome de Asperger, uma forma suave de autismo.
Ao contrário do que acontece com as formas mais desenvolvidas de autismo, quem tem Asperger não sofre de significativos atrasos cognitivos. As manifestações comportamentais desta síndrome prendem-se antes com dificuldades nas interacções sociais e, essencialmente, com comportamentos repetitivos e circunscritos a determinados interesses. Os Aspergers têm escassas competências sociais e são obsessivos, perfeccionistas, muito focalizados e vivem com uma intensidade exacerbada os seus interesses. Tony Attwood, um dos maiores especialistas clínicos na doença, afirma que “não se sofre de Asperger, sofre-se com as outras pessoas. O problema não é ter Asperger, o problema são os outros”. Não por acaso, os contributos de “Aspies” para o desenvolvimento científico e artístico têm sido notáveis. Entre outros, são normalmente descritos como tendo formas mais ou menos activas de Asperger, Einstein, Beethoven, da Vinci, o comediante Andy Kaufman, o campeão de xadrez Bobby Fisher... e o surfista Clay Marzo.
A relação de Marzo com o surf é tipicamente “Aspie”. Desde que, influenciado pelo seu irmão, o também surfista profissional, Cheyne Magnussen, experimentou uma prancha, transferiu os seus interesses para o surf, desenvolvendo uma relação obsessiva com tudo o que tivesse a ver com surfar ondas. Afastando-se sempre de qualquer tipo de redes sociais, a rotina de Marzo passou a ser feita exclusivamente de surf, surf e surf. Depois veio a repetição dos movimentos nas ondas, as tentativas sucessivas para realizar a manobra impossível, uma disponibilidade incansável para praticar e a memorização de todos os detalhes nos vídeos que vê obsessivamente. Se a esta predisposição para a aprendizagem juntarmos um notável talento, não é difícil perceber as razões da unanimidade em torno do futuro radioso de Clay Marzo no surf. Acontece que dificilmente um Asperger reunirá competências para competir, já para não falar da disponibilidade mental para se sujeitar às viagens constantes que fazem parte do quotidiano de um surfista que corre o QS e o CT.
Mas o que é mais notável na história de Clay Marzo é a sua exposição sensorial extrema. Ouve e sente as coisas dez vezes mais do que o comum dos mortais, conta a sua mãe à Surfer. Ora imaginem o que isto significa quando se surfa. Se para qualquer um de nós, o acto de percorrer uma onda é, já de si, a mais intensa e marcante das experiências; pensem agora numa amplificação sensorial do surf. É por isso que, ao ler o artigo, veio-me à cabeça aquela velha questão sobre quem é o melhor surfista do mundo, que tende a vir acompanhada pela resposta: “o que tem mais prazer”. Pois, então, está finalmente encontrado o nome do melhor surfista do mundo. Um jovem da ilha de Maui, no arquipélago do Havai, de seu nome Clay Marzo. Na verdade, não podemos deixar de o invejar pelo modo intensamente puro como vive cada onda surfada.

publicado no Sal na Terra da SurfPortugal.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Wazup...

Primeiro e antes de mais... A votação acabou!
Com uma amostra bem melhor que a anterior (21 votos), desses total 5 foram para a Science.
Conclusão: Partindo do principio que toda gente sabe que a Science é uma marca fortemente direccionada para o mercado GAY no bodyboard, há 5 gays que visitam o nosso blog, é preocupante! lol

Se já repararam o Sonhos Salgados tem duas novidades:
1º - Fotos actualizadas pelo Peniche Surfcamp, dessa forma vamos podendo dar uma espreita ao que de melhor rola por aqueles lados;
2º - Imagens de satélite do sweel que vai entrando na nossa costa, apenas um complemento ao Windguru...

E finalmente:
ELAS VÊM AÍ!!!
As previsões são... como se diz... já sei... DO CARAL$#!!!
Vai ser um fim de semana com umas belas bombas, quem não os tiver no sitio que fique em casa, para os restantes... Fiquem em casa também para não serem dropinados MUHAHAHAHAH
Para ganhar um bocadinho mais de pica, um dos mestres do estilo Rail-to-Rail (Mitch Rawlins) e PLC dão uma ajuda ;)

Abraços


2manysecrets ep05: MITCH RAWLINS from RIRAW prod on Vimeo.


pierre louis COSTES from RIRAW prod on Vimeo.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Vamos a votos

Acabada a votação acerca do bodyboarder mais marcante, Mike Stewart foi quem mais inspirou quem por lá deixou a sua opinião. Numa pequena amostra de 12 votos, Stewart teve direito a 5.
Ainda pensei em martelar a votação e meter o Tâmega à frente mas ñ faz mal, para a próxima fazemos uma votação só com 2 hipóteses, Tâmega ou Tâmega! ;)

Voltamos a sondar o pessoal... Desta feita: Pranchas!
Relativo é certo, mas queremos apenas saber opiniões, pontos de vista quando tomam a decisão de adquirir uma nova bomba!
Eu próprio recentemente comprei uma nova prancha e sabe Deus (e o Zé, e o Max, e o Barrela... entre outros) o quanto me custou decidir tão pouco o fabricante quanto mais o shape; o tamanho; até o raio do tail!
Tanta é a oferta que temos hoje em dia que se instalou a duvida "esta parece-me muito bem, mas... e aquela?! Também tem bom aspecto"...
Ao tentar esclarecer algumas das minhas duvidas percebi que a quantidade de materiais disponiveis para a construção de um bodyboard permite-nos obter pranchas bastante especificas. É tudo muito bonito, mas demasiado especificas se calhar também não é assim tão bom...

Será NMD e VS o mesmo produto? É apenas um golpe de Marketing?! Mas as Deeply não são feitas do mesmo modo, nas mesma fábrica? Então a qualidade é tão boa quanto...

Peço desculpa se não mencionar algum fabricante no qual gostariam de votar, mas os comentários servem para isso mesmo...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Não há mesmo 2 sem 3...

Tarde é certo, mas melhor que nunca.
Foram confirmadas no final de 2008 3 etapas do circuito Mundial de Bodyboard a realizar em Portugal. Pelos vistos o "tio Mike" (actual presidente da IBA) tem um fraquinho pelas ondas do nosso Portugal.
As 3 etapas são as seguintes:
- Sintra Portugal Pro (26 a 30 de Agosto);
- Peniche (9 a 13 de Setembro);
- Viana do Castelo (12 e 16 de Agosto).

Portugal entrou definitivamente na agenda internacional do bodyboard. E esse reconhecimento traduz-se na recente homologação por parte da IBA – International Bodyboarding Association de novas provas do Circuito Mundial da modalidade a terem lugar nas praias da costa lusa durante 2009. São, ao todo, três, uma delas incluída no Grand Slam do campeonato do mundo.

Conforme a Federação Portuguesa de Surf já havia anunciado na passada semana, ao Sintra Portugal Pro do próximo ano (26 a 30 de Agosto), juntou-se entretanto a prova de Peniche (9 a 13 de Setembro), mas a mais recente novidade é a inclusão de Viana do Castelo no calendário do Circuito Mundial. Pela primeira vez anfitriãs do principal palco do bodyboard internacional, as praias da Costa Verde têm a sua etapa agendada entre os dias 12 e 16 de Agosto.

Ou seja, durante um mês centenas de atletas vindos do mundo inteiro vão reunir-se exclusivamente em Portugal para discutir pontos entre os melhores da modalidade, uma concentração de provas num período continuado do calendário que beneficia o país em termos de receitas turísticas e reconhecimento internacional.

A tudo isto há ainda que acrescentar uma das principais novidades para o próximo ano, nomeadamente o facto de a IBA ter constituído um Grand Slam com vista a intensificar a competição. Seguindo o exemplo de outros desportos de renome, o organismo que coordena o bodyboard à escala planetária decidiu criar um circuito paralelo ao Mundial de Bodyboard que inclui cinco provas consideradas emblemáticas em termos de grau de dificuldade e de prize-money, e o Sintra Portugal Pro é, em 2009, uma das etapas previstas para o dito Grand Slam, partilhando o calendário com as provas de Pipeline (Havaí, de 17 a 27 de Fevereiro), Brasil (Abril), Shark Island (Austrália, em Junho), El Confital (Canárias, em Dezembro). Cada um destas etapas vale 2000 pontos e a contabilização para o Circuito Mundial será feita com a escolha das quatro melhores pontuações obtidas em etapas do Grand Slam e duas melhores nas restantes.


Alguns números:
- 3 etapas do circuito mundial;
- 2 atletas a acabarem o World Tour no Top 16 Masculino (Hugo Pinheiro #6, Manuel Centeno #15);
- 3 atletas no top 28 Masculino (Manuel Centeno #6, Hugo Pinheiro #13, Silvano Lourenço #17);
- 2 atletas a acabarem o World Tour no Top 16 Feminino (Catarina Sousa #11, Rita Pires #12);
- 5 atletas a acabarem o ETB no top 10, entre eles o Campeão (Manuel Centeno)! Para quem é fraco de contas, meus amigos, 50% do top 10 europeu é PORTUGUÊS!!!
- 6 no top 10 Feminino, infelizmente o titulo fugiu-nos... Desta vez façam vocês as contas em termos percentuais.

Podia continuar até porque não foi só em 2008 que Portugal deu cartas a nivel mundial, mas acho que não vale a pena... Era continuar a bater no ceguinho!
Por todos estes factos e olhem que faltam MUITOS mais já que em free-surf, bom, é melhor não começar... Quem conhece alguns dos que por aí andam sem hipótese (ou sem interesse) de participar em campeonatos e que REBENTAM a escala só pela diversão, sabe bem do que estou a falar.

Será que o campeão mundial de 2009 é Português? Quem sabe... O Bynia também joga no Benfica :p

Fica o video do ultimo evento de 2008 em Pipeline (IBA Pipeline Pro)